A aguardada proposta do escritório Morphosis Architects para um hotel de luxo em Vals, Suíça, foi divulgada. O projeto, selecionado por 7132 Ltd (e negado pelo júri) após um concurso internacional, foi elogiado pelo cliente por sua "abordagem minimalista" que "ajudará o hotel a se mesclar à paisagem montanhosa."
A torre esbelta de 381 metros de altura será um dos três edifícios projetados por vencedores do Pritzker no resort 7132, juntando-se ao Spa Termas de Vals, de Peter Zumthor e ao Valser Path, de Tadao Ando, que deve ser concluído em 2017.
Mais imagens e uma resposta de Tadao Ando, a seguir.
"A transparente e esbelta '7132 Tower' criará um mundo de hotelaria completamente novo em Vals", disse Ando. "Acredito que ela harmonizará com a bela paisagem, atraindo e impressionando muitos turistas e visitantes de todas as partes do mundo."
"A especificidade é o motor de nosso escritório", disse Thom Mayne, Diretor de Projeto do Morphosis. "Cada projeto começa a partir de condições únicas do terreno, programa, desempenho... A solução arquitetônica gerada é única para cada projeto. Para o Hotel 7132, a incrível paisagem demanda a redução da materialidade e presença do projeto, então, como em todas as nossas obras, a conexão com o lugar se torna primordial. Tanto quanto possível, o hotel é um ato minimalista que reafirma o terreno e oferece ao observador uma perspectiva refletida, refratada da paisagem."
O novo hotel de 107 suítes será definido por três formas, comentou o Morphosis: "um pódio conectando o edifício às estruturas adjacentes; um balanço que abrigará um restaurante, um café, um spa e um bar; e uma torre com um bar na cobertura e 107 quartos com vistas panorâmicas". A silhueta esbelta do edifício e sua pele reflexiva buscam "camuflá-lo" na paisagem, ao mesmo tempo que oferecem uma impressionante vista para os Alpes.
Esse será o primeiro projeto do Morphosis na Suíça, com data de conclusão prevista para 2019.